A nossa casa comum
O ar puro é um direito de nascença de todos. No entanto, globalmente, 9 em cada 10 pessoas respiram ar que contém altos níveis de poluentes. Ao mesmo tempo, a poluição do ar contribui para o aquecimento global e prejudica o mundo natural. E os seus piores efeitos são sofridos pelos pobres, especialmente nas cidades. Muitas das ações que podemos tomar para reduzir a poluição atmosférica não só melhorariam a saúde, como também trariam benefícios para o nosso clima, para a biodiversidade e a qualidade de vida.
A poluição do ar exterior mata mais de 4 milhões de pessoas por ano
Os principais tipos de poluição do ar exterior são o smog e a fuligem, devido à queima de combustíveis fósseis em veículos a motor e na indústria, e para gerar energia. Nas cidades em rápido crescimento, a queima de resíduos ao ar livre é um grande problema.
Respirar as partículas libertadas por estas atividades é um risco para a saúde, causando doenças cardíacas, derrames cerebrais e cancro do pulmão. As pessoas em regiões de baixo e médio rendimento estão especialmente expostas. Alguns poluentes atmosféricos contribuem muito para o aquecimento global.
A poluição do ar em casa é causa de doença – especialmente entre os pobres
Pelo menos 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à poluição do ar interior – principalmente devido ao fumo do carvão, da madeira e do estrume utilizados para cozinhar.
Quando estes combustíveis são usados para cozinhar ou aquecer as casas, são libertados poluentes perigosos, como pequenas partículas e monóxido de carbono, que prejudicam a saúde especialmente de mulheres e crianças, que estão mais em casa. Doenças respiratórias, cancro e problemas oculares são as doenças mais comuns causadas pela poluição do ar interior.
O que tem de mudar?
Estão disponíveis tecnologias para reduzir as emissões da indústria, e temos de mudar os sistemas de transporte, energia e gestão de resíduos. Nas cidades, melhores transportes públicos e redes de deslocação a pé e de bicicleta, bem como a mudança para motores elétricos, reduzem a poluição atmosférica. As mudanças de combustíveis fósseis para energia solar, eólica ou hidroelétrica são fundamentais.
A queima de resíduos ao ar livre pode ser evitada através da sua redução, separação e reciclagem. São necessários fogões económicos e limpos e fontes de energia renováveis para fornecer calor e luz nas casas.
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
