There were 1,817 press releases posted in the last 24 hours and 399,405 in the last 365 days.

Dentistas desenvolvem máscara digital personalizada a face para impressão 3D em software gratuito

Mascara Digital personalizada Dr. Liberato e Dr. Igor Ribeiro  Personal 3D Mask

Máscara Digital Personalizada Personal 3D mask - Odontologia Estética em Fortaleza Dr. Igor Ribeiro | Igor Ribeiro Rola

Mascara Digital personalizada Dr. Liberato e Dr. Igor Ribeiro Personal 3D Mask

Dentists develop personalized digital face mask for 3D printing in free software | Dr. Igor Ribeiro and Dr. Liberato Saboia

A tecnologia 3D já é usada na odontologia em diversas especialidades e na rotina dos dentistas.”
— Dr. Igor Ribeiro
FORTALEZA, CEARá, BRASIL, August 19, 2020 /EINPresswire.com/ -- Em meio ao momento de tensão que estamos vivendo, diversas pessoas têm utilizado da criatividade para tentar, de alguma forma, impedir a contaminação pelo vírus. Foi pensando nisso que os jovens dentistas, Dr. Liberato Sabóia e Dr. Igor Ribeiro, graduados em odontologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Ceará, desenvolveram um protótipo de máscara personalizada, inteiramente digital, que deram o nome de: “Personal3DMask”.

A ideia consiste em utilizar a tecnologia 3D para otimizar a proteção individual contra o novo Coronavirus e, alėm disso de maneira sustentável, já que a impressão da máscara é realizada em impressora 3D, utilizando um filamento de PLA, que é derivado da casca da beterraba e totalmente biodegradável.

O rápido aumento nos casos de infecçāo gerou uma imensa falta de máscaras descartáveis no mercado, bem com o aumento exorbitante do valor de venda, atingindo toda a população, mas, em especial, os profissionais da área da saúde. “O uso da tecnologia a nosso favor” é citado diversas vezes pelos jovens quando se referem a ideia que tiveram em meio a crise.

”A tecnologia 3D já é usada na odontologia em diversas especialidades e na rotina dos dentistas. Nos meus atendimentos, por exemplo, os casos sāo avaliados clínico e digitalmente, o que me permite, em diversas situações, prever resultados e mostrá-los aos pacientes antes mesmo do tratamento ser executado.”, relata Dr. Igor Ribeiro – este que é Cirurgião-Dentista especialista em Lentes de Contato Dental e Harmonização Facial em Fortaleza.

Em relação ao desenvolvimento da máscara, Dr. Liberato Sabóia, que também é Cirurgião-Dentista, com aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia Oral e Bucomaxilofacial, e cursando especialização em Implantodontia, relata: “Nós temos contato com a parte digital da odontologia desde o início da graduação, todavia, dependendo da especialidade que se resolve seguir, esta pode ser mais ou menos presente na sua rotina. Durante a minha especialização em Implantodontia, tive contato com nomes renomados da odontologia digital, os quais entrego todos os créditos pelo meu interesse na área. Na parte da Cirurgia e Implantodontia, utilizamos os artifícios tecnológicos em diversos momentos, desde planejamentos reversos (protético-cirúrgico) até a confecção dos guias cirúrgicos. Os softwares utilizados, muitas vezes não exclusivos da odontologia, apresentam ferramentas que possibilitam a individualização dos casos, como por exemplo, a personalização das bordas da “Personal3DMask”.

Jovens dentistas brasileiros estão fazendo história no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Os doutores Igor Ribeiro e Liberato Sabóia criaram o protótipo de uma máscara feita em impressora 3D. Intitulada Personal 3D Mask, o equipamento é composto por filamentos derivados da casca de beterraba, o que proporciona uma alternativa inteiramente sustentável, além de otimizar a proteção individual contra a doença.

Mas, em resumo, o que é a “Personal 3D Mask”?

Trata-se de uma Máscara Facial, projetada de forma digital, através de um Escaneamento Facial. O protótipo facial gerado por esse escaneamento, feito por aplicativo no celular, de forma simples e rápida, chega a central de trabalho dos dentistas, que iniciam uma análise detalhada da face escaneada e da qualidade do processo. A partir de então, desenvolvem o produto com o auxílio de softwares que geram a imagem 3D, individualizada de acordo com o escaneamento. Depois de pronta, pode ser enviada via internet para qualquer lugar do mundo, onde sua impressão pode ser realizada em qualquer impressora 3D (até mesmo nas mais simples).

A máscara possui nicho para colocação de dispositivo para a filtragem do ar e nicho para acoplamento de elásticos para estabilização na face.

Dentre as vantagens relatadas pelos idealizadores, podemos citar o fato da máscara possuir um excelente selamento, já que é produzida de acordo com o contorno da face, promovendo, também, conforto e estabilidade. Esses fatores contribuem para diminuir o desconforto associado a grande quantidade de horas que um profissional precisa passar, utilizando esse equipamento. Por último, mas não menos importante, a máscara é reutilizável, pois pode ser submetida a esterilização, inclusive em autoclave. “Isso representa segurança e economia a longo prazo”, relatam os jovens.

Selamento – Entre as vantagens, eles citam o fato da máscara possuir um excelente selamento, já que é produzida de acordo com o contorno da face, promovendo, também, conforto e estabilidade. “Esses fatores contribuem para diminuir o desconforto associado a grande quantidade de horas que um profissional precisa usar esse equipamento”. Por último, a máscara é reutilizável, pois pode ser submetida à esterilização, inclusive em autoclave. “Isso representa segurança e economia a longo prazo”, relatam os jovens Dr. Igor Ribeiro e Dr. Liberato.

Boas ideias merecem ser compartilhadas. Ajudar ao próximo é um ato de amor e cidadania.

Os jovens dentistas finalizam a entrevista afirmando que: “A humanidade precisa se reinventar. O coletivo sempre é e sempre será superior ao individual. Como dentistas, sempre trabalhamos em equipe e sabemos que esse é o primeiro e mais importante degrau de crescimento profissional e pessoal”.
Centro de Laser em Odontologia Bill Rola & Clinica Integrada Dr. Liberato Sabóia

Centro de Laser em Odontologia Bill Rola
Odonto Estetica Bill Rola
+55 85 98899-1112
email us here
Visit us on social media:
Facebook
LinkedIn

Máscara Digital Personalizada "Personal 3D Mask" Dentistas criam Mascara 3D | Dr. Igor Ribeiro & Dr. Liberato Saboia